13 de mar. de 2011

Compensa ter um celular DUAL-CHIP

Seja qual for a operadora de celular que você utiliza, uma coisa é fato: você quase sempre paga mais caro ao ligar para números de outras operadoras, com poucas opções de promoções.
Isso acontece por um motivo muito simples: ligações para números da mesma operadora são realizados através da própria rede, de forma que o custo, para a operadora, é bastante baixo. Entretanto, quando são feitas ligações para outras operadoras, são cobradas taxas de interconexão, pagas para a operadora que recebe a chamada. É por isso que são feitas promoções em ligações para números da mesma operadora, com tarifas extremamente reduzidas, ou em alguns casos até mesmo de graça, mas raramente são feitas promoções para ligações feitas para outras operadoras.
Para muitos, a solução para pagar menos é simplesmente ter chips de duas operadoras, usando um ou outro conforme o número para o qual for discar. Tendo isso em mente, não é de se estranhar que os celulares com suporte a dois chips e os adaptadores para ligar dois chips no mesmo celular (os dual SIM chips) sejam alvo de grande curiosidade. Vamos então a uma explicação de como eles funcionam.
Os adaptadores dual-SIM se baseiam em um recurso dos chips SIM que permite carregar funções adicionais. Esta função é usada pelas operadoras para incluírem menus com serviços e funções adicionais. Você tem então um "menu Claro" ou "menu Vivo" que é exibido independentemente do aparelho usado:
O software referente ao menu é armazenado em um pequeno chip, incluído no próprio adaptador, que se encarrega também de todas as demais funções executadas por ele. A troca entre os dois chips não é completamente indolor, já que você precisa acessar o menu, fazer a troca e aguardar de 15 a 30 segundos até que o aparelho faça a troca e consiga se autenticar na outra rede, mas é bem mais prático do que abrir o celular, tirar a bateria e trocar um chip pelo outro.